Total de visualizações de página

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Dermatites

     
        Nesta sexta-feira, vamos falar das dermatites, distúrbio cutâneo que acomete uma grande parte de cães e gatos. No brasil as mais comuns são a Dermatite alérgica, Dermatite Canina e Dermatite Alimentar, justamente nessa ordem, onde a dermatite alérgica é a mais frequente, onde o cão possui alergia a picadas de pulgas, devido as condições climáticas favoráveis à procriação deste inseto, ocorrendo uma grande incidência em meses mais quentes. Algumas raças caninas são mais predispostas a dermatite atópica como o Shar Pei, Scoth Terrier, Lhasa Apso, Shih Tzu, Fox Terrier, Dálmata, Boston Terrier, Golden Retriever, Labrador, Pastor Belga e Buldog Inglês, não por isso, também acomete outras raças, inclusive cães mestiços.

        A idade do cão também é muito importante, pois cerca de 70% dos cães desenvolvem o problema entre 1 e 3 anos de idade, assim as atenções devem ser redobradas, más os sinais clínicos podem se iniciar dos seis meses até os sete anos de idade. Especialmente nas raças Shar Pei, Akita e Golden Retriever podem apresentar os sinais clínicos antes dos seis meses de idade.
        Esses sinais clínicos são vistos no decorrer do ano, más cães que apresentam esses sinais nos meses de maior calor, tem um agravamento e nesses cães a doença tende a se tornar mais crônica.
        As dermatites têm origens variadas e o tratamento depende dos agentes causadores, estes, podem ser fungos, bactérias e pulgas sendo os mais comuns. Também outras doenças podem provocar dermatite como doenças de origem endócrina como hipotireoidismo, obesidade e problemas renais.

       A importância dos cuidados com o seu pet são realmente indispensáveis, por que a umidade na pelagem e a falta de ventilação da pele é uma das causas mais comuns, pois bactérias e fungos, encontram condições de se desenvolver facilmente, provocando inflamações e com o ato de coçar do cão, por incomodar muito o canino, ele acaba lesando ainda mais a pele, onde provocará uma piora do quadro, sendo associado purido e assim presença de moscas, possivelmente gerando miíases, com presença de parasitas, outras doenças e assim por diante. É claro que não são todos os cães que chegam a esse ponto, más sem um cuidado direto e correto, essas "etapas" podem acontecer.
        Os animais de pelagem longa, necessitam ser escovados rotineiramente a fim de uma ventilação maior na pele e pelo, pelos com nós, tornam um ambiente propício para multiplicação desses bactérias e fungos. Você tem o costume de colocar roupas no seu cãozinho?? Este ato continuamente também estimula a fermentação e o desenvolvimento de dermatites.
        Depois do banho, tenha certeza de ter secado muito bem a pelagem. Animais de pelagem longa precisam ser secos com secador elétrico, sendo esta ação essencial.

        Outra forma de dermatite é a alimentar, sendo uma das formas parar evitar o mal é dar aos pets apenas produtos destinados a eles. Doces, pães, queijo, chocolate e outros alimentos que comemos devem ser evitados. Existe também a dermatite psicossomática, ou seja, causada por um distúrbio emocional do animal. Isso acontece muito quando o cão se sente sozinho, passa por algum estresse, depressão e outras causas emocionais. Todo animal que lambe a pata continuamente possui alguma doença psicológica. Geralmente começa a lamber alguma parte do corpo, até que esse ato provoque lesões na pele.

        Finalizando, se notar qualquer lesão na pele dos seu cão ou gato, ou perceber que ele coça uma região insistentemente, não deixe de consultar o Médico Veterinário, pois quanto mais rápido o diagnósticos, mais rápido sera a cura e menos será a gravidade da lesão.

        Em geral todas essas doenças necessitam de tratamento tópico com champoo, algumas de medicação oral, como antifúngicos e antibióticos, outras de reposição hormonal e algumas alergias podem necessitar até de vacinas ou mudança drástica na dieta e no ambiente onde vive o animal e claro o meio mais prático, que neutraliza muitas vezes é deixar o animal sempre limpo, em ambientes apropriados, banhos com produtos adequados, com tipo de pelo e pele.

*As fotos das dermatites, podem ser encontradas facilmente na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário