Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Alimentação e Nutrição de Cavalos


     
        Para pensarmos em uma alimentação adequada para qualquer cavalo, é necessário que primeiro tenhamos conhecimento das necessidades nutritivas que ele necessita, além disso também é necessário dar-lhe a alimentação mais adequada de acordo com o seu caráter individual, pois hoje, para os mais diversos tipos de funções que estes animais irão trabalhar, também há diferentes tipos de dietas e rações a serem usadas, para um melhor desenvolvimento e um melhor resultado na sua função, seja ele um animal de passeio, de performance ou de trabalho.
        Quando pensamos em nutrição, em boa alimentação, a primeira coisa que nos vem à cabeça é a ração ou mesmo a suplementação, porém esse é o primeiro erro do proprietário. Não que essas questões não sejam importantes, só equinos são animais essencialmente herbívoros monogástricos, ou seja, a alimentação principal dele é o capim, o volumoso e a ração é uma complementação disto. Quando você tem um animal que necessita de uma energia maior, a ração ou uma suplementação é o A+ que ajuda o animal a desenvolver bem o seu papel.
        Para obter uma dieta bem equilibrada é essencial que contenha vários elementos, como água , hidratos de carbono, óleos e gorduras, fibras, proteínas, minerais e vitaminas. A necessidade de água vai depender muito da temperatura, da quantidade de exercícios, da sua alimentação, e da sua idade, porque animais mais jovens possuem mais água no corpo que animais mais velhos.

       Bom, os passos para uma boa alimentação são básicos e de modo geral, servem para todos os tipos de cavalos. Primeiro tenha sempre ao alcance do animal água limpa e fresca, pois este é um fator muito importante. Dê ao cavalo pelo menos duas refeições por dia, a ideia é exatamente dar menos quantidade de ração mais vezes ao dia, se você estiver exigindo mais do seu cavalo, aumente para três ou quatro refeições ao dia, sempre comparando o nível de exigência que você está aplicando e neste caso também aumente a quantidade de ração dada. Um fato muito importante que se deve lembrar é de nunca oferecer rações muito moles ou rações esfareladas ( comum em rações caseiras, mais baratas ), isto prejudicará o animal com o tempo, podendo te dar posteriores dores de cabeça, pois o farelo entra via nasal, dificultando a respiração do mesmo e provocando fatores negativos para a saúde do seu animal. Não faça alterações bruscas na dieta e o alimente apenas 1 hora após o termino do trabalho, também é bom lembrar de servir a ração separada do volumoso, em momentos diferentes.

        Para um complemento, existem outras alimentações que podem ser servidas ao cavalo, como fibras, encontrada por exemplo na parte fibrosa da casca dos grãos de milho, utilizada na maioria das vezes para aumentar o volume das rações. Cereais como, milho, cevada e aveia, que serão administrados moídos, flocados, que aumentaram a sua digestibilidade, ainda feno de alfafa ou guloseimas para deixar a alimentação mais atrativa, adicionando cenouras ou maçãs.

        É bom lembrar que as diferenças existem de animais para animais. Um cavalo do campo por exemplo que serve à uma propriedade pequena, um bom capim já o satisfaz e o uso de ração nessa situação não é recomendada, já o animal que fara este trabalho em uma propriedade extensa, que passará arriado ou trabalhando durante longo período de tempo, irá necessitar um complemento para que possa responder com eficiência o que for pedido, sendo o mesmo pensamento para qualquer outra função.

        A importância destes detalhes, serão de suma importância para um bom desenvolvimento do seu animal, melhorando o plantel, obtendo um bom rendimento nos serviços diários.
       Alguns problemas tem relação direta com a alimentação inadequada, sendo principal a cólica, que são dores abdominais e alguns motivos da causa é o vício do animal engolir ar, alimentos úmidos ou molhados, comer rapidamente sem engolir, mudança repentina de alimento e até uma quantidade excessiva de ração comparado ao volume de capim ingerido. Neste caso o cavalo insiste em ficar deitado e a rolar insistentemente. A primeira coisa a se fazer, é deixar o animal em pé e em movimento, depois chamar um Médico Veterinário, pois cavalos vão a óbito por ocorrência de Cólicas muito fortes.
        Também a Laminite, conhecida popularmente como aguamento, que faz de vítimas, cavalos que comem demasiadamente, principalmente alimentos com muita proteína e é comum em cavalos que passaram por grande estresse, sofreram pancada ou concussão ou gravidez.



        Assim, aqui fica passos simples para uma boa alimentação e cuidados com o seu cavalo. Se você necessita de informações mais completas para cavalos de alta performance procure um Médico Veterinário, que ele poderá te auxiliar com mais detalhes sobre rações específicas e dietas balanceadas.

5 comentários:

  1. ola
    adoro cavalos, só me da medo pelo video que vi a uns anos na tv, que o gordinho foi se aliviar no mato, e o cavalo viu ele e ficou ecitado, e o video mostrou o cavalo com seu pinto balançando e correndo atras do cara sem calça, arriada, fugindo até que o bicho o cercou....: como tira-lo desse estado de ecitação, se fosse eu numa situação dessas?

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Agnaldo. o jeito, é você entrar na dele para sair ileso. deixa ele gozar e ir embora, e ficará a salvo

    ResponderExcluir
  3. ola
    dessa eu passei, não consegui andar a cavalo e nada aconteceu, mas nunca se sabe, alguém pode me ajudar com minha duvida postada em 15/12/2013?
    adoro cavalos, só me da medo pelo video que vi a uns anos na tv, que o gordinho foi se aliviar no mato, e o cavalo viu ele e ficou ecitado, e o video mostrou o cavalo com seu pinto balançando e correndo atras do cara sem calça, arriada, fugindo até que o bicho o cercou....: como tira-lo desse estado de ecitação, se fosse eu numa situação dessas? o jeito é como falou essa pessoal chupar o pau dele?

    ResponderExcluir
  4. agora vou na pascoa na fazenda, e me dá medo se encontro um cavalo ecitado desse jeito descrito no texto anterior. espero que alguém possa me ajudar

    ResponderExcluir
  5. cavalos sao lindos .E apaixonante ve-los correndo em seu habitat natural,n consigo entender como tem pessoas q os maltratam.

    ResponderExcluir