Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Dermatite - Uma abordagem específica

     
         Em mais uma semana, o assunto abordado será Dermatite, publiquei uma primeira matéria em 17 de novembro de 2011 e recebi alguns e-mails com duvidas sobre a doença. Por ter uma variedade muito grande de dermatites e o tratamento em alguns casos, ser bem complicado, muitos donos não sabem detectar a doença e ter um controle com os seus animais. Por isso convidei para bater um papo sobre o assunto a discente Camila Eckstein, futura formanda em Medicina Veterinária, na Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT (Campus Sinop), instituição essa que foi considerada há algumas semanas o melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil, segundo o ENADE ( Exame Nacional de Desempenho de Estudantes ).
        Fiz a ela algumas perguntas sobre a doença e sobre os possíveis tratamentos, logo de cara, ela me informou que em Sinop-MT o número de dermatites em cães está alto e que os donos desses pets não estão sabendo lidar com a doença.


Grandes Animais: Bom camila, vamos começar pelo começo, oque é Dermatite?
Camila Eckstein: Olá, a dermatite é um termo utilizado para qualquer processo inflamatório que acomete a pele.

Grandes Animais: Quais são os tipos variados de Dermatites?
Camila Eckstein: As dermatites possuem diversas causas sendo as principais:
-Dermatite parasitária, nas quais estão inclusas a Demodicose, Escabiose, Otoacaríase, Pediculose e Miíases;
-Dermatofitoses, onde a doença é causada por fungos;
-Piodermatites, por infecção bacteriana;
-Dermatite Atópica;
-Distúrbios de queratinização, como seborréia primária em cães;
-Hipersensibilidade e dermatite por contato, que pode ser de origem alimentar ou DAPP ( reação que ocorre devido ao processo alérgico desencadeado pela saliva da pulga).

Grandes Animais: Como essa doença se manifesta?
Camila Eckstein: Geralmente o proprietário chega a clínica relatando que o animal apresenta prurido ( coceira ), em níveis variados e isso vai depender muito da dermatite, também alopecia que é a queda de pelos do animal e eritrema ( vermelhidão na pele ).

Grandes Animais: Das dermatites que acometem cães e gatos no município de Sinop, qual é a mais comum?
Camila Eckstein: Uma das dermatites mais comuns na clínica é a demodicose, causada pelo parasita Demodex canis, que é um ácaro. Acomete geralmente animais mais jovens e esse parasite é transmitido ao filhote, no momento da amamentação e as lesões observadas são alopecia, eritrema e hiperqueratinização. As lesões iniciais geralmente aparecem no focinho e nas patas (regiões de maior contato com a pele da mãe). O parasita é comumente encontrado na pele de animais adultos e mesmo de animais jovens sem causar sintomas clínicos.
É importante ressaltar que a presença do parasita não indica a ocorrência da doença, para que seja manifestado sinais clínicos faz-se necessário que haja uma redução da imunidade do animal e uma proliferação do parasita na pele. Animais jovens estão mais predispostos justamente porque é a idade em que não ocorreu um estabelecimento da sua imunidade própria, além de que é nesta fase da vida que o animal entra em contato com as primeiras vacinas e a separação de sua mãe, o que também predispõe a redução de sua imunidade pelo estresse a ele ocasionado.
        Outra dermatite muito comum de ser observada é a dermatite seborréica, causada por um distúrbio metabólico que leva a síntese exacerbada de gordura pelas glândulas da pele e pela dificuldade de sua distribuição no pêlo. Esta doença ocorre geralmente em animais que tomam banho com maior frequência, o que leva a retirada frequente da sua camada de gordura que tem como função proteger o pelo da animal. A retirada desta camada gordurosa indica as glândulas uma falha de lubrificação dos pelos, e a partir daí, as glândulas passam a secretar maior quantidade de gordura, que se deposita na pele em formas de placas. É comum ocorrer secundariamente a essa doença a colonização de fungos na pele. Essa infecção é muito comum em Pastor Alemão, onde o animal apresenta queda acentuada de pelos, além de apresentar uma hiperpigmentação da pele ( a pele fica mais escura ).

Grandes Animais: Na sua opinião, esse aumento no município de Sinop, tem mais haver com fatores climáticos, facilitando assim a procriação de agentes patogênicos ou mais com a falta de cuidados ou mesmo de informação dos donos desses animais?
Camila Eckstein: Acredito que a falta de informação sobre como ocorre à disseminação e principalmente o descaso quando aparecem os primeiros sinais clínicos, ou seja, a demora dos proprietários em levar os animais a uma clínica. Isso tem dificultado o tratamento das mesmas. Algumas dermatites podem ser zoonoses, como a escabiose e é importante buscar informações.
        Outro fator importante é a falta de responsabilidade de alguns proprietários, já que o tratamento das dermatites geralmente é prolongado e dependente da realização de seus donos. Ter um animal é sinônimo de responsabilidade, o tratamento correto leva a cura completa do animal, não se deve negligenciar os sinais que aparecem.

Grandes Animais: Estresse pode desencadear algum tipo de dermatite?
Camila Eckstein: Existe um tipo de dermatite denominada dermatite por lambedura. Ocorre geralmente em animais estressados e que fazem pouco exercício. O animal começa a se lamber e com essa atitude, ele lesiona a pele, tornando o lugar uma porta de entrada para patógenos.


Grandes Animais: Alguns alimentos podem provocar dermatites?
Camila Eckstein: Podem sim. Pode ocorrer em qualquer idade e pode atingir qualquer raça, o animal desenvolve reações inflamatórias a alguns componentes da dieta, geralmente componentes proteicos.


Grandes Animais: Qual é a dica, que você deixa aqui, para os proprietários de animais domésticos, quanto aos cuidados, para evitar qualquer tipo de dermatite?
Camila Eckstein:  É importante manter o animal com as vacinas em dia, fornecer alimentação de qualidade, permitir que o animal faça exercícios físicos regularmente e acima de tudo, quando for percebida qualquer anormalidade ou sinal clínico, deve encaminhar o animal o mais rápido possível a uma clínica veterinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário