Total de visualizações de página

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Animais de Estimação



A importância dos animais na vida do ser humano está longe de ser um mero acaso. A relação entre animal e homem exige muito amor e carinho e deixa marcas quando essa amizade se quebra por algum motivo. Essa relação é tão forte e tão antiga que mesmo nos tempos da caverna, as expressões artísticas feitas em pedras e paredes, já mostravam os animais em desenhos e formatos e desde então essa amizade se perpetua nos dias e noites do ser humano.
Uma relação amigável com um animal de estimação, para muitas pessoas, substitui muitas vezes a falta de uma companhia, um amigo, uma namorada(o), um filho. Nas ultimas décadas, com a tecnologia mais fácil e viável a todos, as pessoas estão tendo menos contato físico com outras pessoas e passando a ficar mais sozinhas em casa. Más felizmente ou infelizmente o ser humano necessita deste contato com outra pessoas e o convívio com animais de estimação vem "substituindo" essa falta de contato.
Um estudo americano na Universidade de Miame, analisou a importância dos animais de estimação na vida do ser humano. Um animal de estimação é capaz de operar milagres em nossas vidas e a amizade que um cão proporciona, por exemplo, satisfaz as necessidades psicológicas básicas do homem e cuidar de um animal também ajuda a curar doenças e espantar a solidão.

Analisaram também a capacidade que os animais tem de reforçar a saúde mental de quem sofreu de solidão e ainda os pets como reforço de auto-estima. O estudo descobriu que os proprietários de animais se sentiam menos solitários e tinha uma maior auto-estima, comparado com aqueles que não possuíam nenhum animal de estimação e ainda chegaram a conclusão que os cães ajudam o homem a ter uma compreensão maior das necessidades sociais, e assim, se sentem melhor com a vida.
É claro que, de fato as pessoas não podem substituir amigos e familiares por animais de estimação e sim fazer um complemento de mais amor, carinho, responsabilidade, companhia e muitos outros pontos importantes que essa amizade trás, proporcionando de qualquer forma um bem-estar, independentemente da companhia do ser humano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário