Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Cães Idosos

     

        Todos nós sabemos, por experiência própria, que a idade já avançada é um fardo pesado para se carregar, pelo menos a maioria das pessoas, tem um contato direto com avós ou amigos com idade avançada. Nos cães esta situação não é diferente, a idade chega e para um cão é um pouco mais complicado. Em 75% da vida de um cão, onde ele tem saúde, o normal é pular, correr, brincar, boa audição e visão e sem entender ou compreender, todos os sentidos e a agilidade do corpo diminuem. Podemos considerar em gerar um cão idoso a partir dos 7 anos de idade, claro que vai depender muito da raça e porte do animal, pois algumas raças são mais precoces com inicio aos 6 anos e outras já com 9 ou 10 anos de idade, as raças maiores tem uma tendencia maior de envelhecer mais rápido.
        É muito importante você fazer a identificação da "melhor idade" do seu amigo, pois nesta fase ele cansa mais rápido, os sentidos diminuem e ele esta mais vulnerável a doenças e neste momento as cautelas devem ser maiores. Por exemplo: Seu animal é acostumado a fazer caminhadas, brincar com bolinhas ou algum esporte, estes exercícios terão que ficar menores. O exercício é muito importante para um cão nesta idade, mas a intensidade deve ser menor, como jogar a bolinha mais perto e menas vezes, mesmo que o cão insista na brincadeira. Uma grande mudança dentro de casa também prejudica um o animal, nesta idade costumam se estressar muito com estas situações e um cão estressado, desencadeia várias situações desfavoráveis para o animal, ficando assim mais vulnerável para doenças. Neste caso, deixe-o afastado da bagunça.

        Como foi dito antes, a audição e a visão irão diminuir e possivelmente ele não atenderá você com a mesma frequência de antes, como se não estivesse lhe escutando e para a visão dependendo do caso específico do animal, mudanças terão que ser feitas, ajustando o ambiente e dando mais comodidade para o cão. Consultar um Médico Veterinário neste momento é de bastante valia, pois caberá a ele passar a você a situação física do cachorro.
        Os dentes neste momento, também já não são os mesmos e estes começam a cair ou quebrar, também é muito comum o mal hálito, seguido em alguns casos de gengivites dificultando mais ainda a alimentação.

        A alimentação deverá ser especifica para o animal, pois cães idosos tendem a se acomodar bastante e por isso a tendencia de ficarem obesos é maior. Cães obesos tem problemas com as articulações, coração e outros orgãos. Existe uma tabelinha que especifica a quantidade de calorias/dia que deve ser dada para cães idosos de acordo com o porte.
Pequeno Porte: Necessitam de 100 a 560 calorias, dependendo do seu tamanho. Considerados idosos a partir de 9 e 10 anos de idade.
Médio Porte: Necessitam 1.120 calorias dia. Considerados idosos com 7 e 8 anos.
Grande Porte: Necessitam 1.120 a 1.880 calorias dia, dependendo de seu peso (20-40kg).
Porte Gigante: Animais com 50kg ou mais, necessitam 1.880 calorias ou mais, nestes animais a idade da velhice chega aos 5 ou 6 anos de vida.

       Mantenha a pelagem bem cuidada, nesta fase da vida, a pele resseca causando um desconforto para o animal. A escovação melhora a circulação da pele, deixando o pelo sempre brilhante e sem nós e também na prática da escovação continua, é mais fácil localizar supostas feridas, extremo ressecamento, irritação ou mesmo evidência de pulgas ou carrapatos. Cuidados com as unhas também, devem ser colocado na lista. Animais idosos fazem menos exercício, na maioria das vezes ficam em pisos lisos, e com isso as unhas crescem mais do que deveriam, causando incomodo para o animal.

        Para encerrar o assunto desta semana, chegamos no fim da vida do seu amigo. Onde se pesa decisões importantes para o futuro do seu animal de estimação e certamente a pior decisão que você tem de tomar é quando colocar fim a vida do seu cão. Com sorte, o fim virá em paz, em casa, durante o sono, mas para muitos cães esta situação muda.
        Cães que sofrem de doenças terminais ou viveram com uma qualidade de vida ruim, sofrendo dor é justo lhe oferecer um fim mais rápido e indolor. Essa opção deve ser discutida com o Médico Veterinário, para que ambos concordem que a eutanásia é o melhor meio para o cão.
       A perda do seu companheiro não é fácil, após uma companhia de geralmente 10 anos o final de tudo é doloroso para qualquer um, pois é difícil aceitar que seu amigo não durará para sempre. Em especial as crianças, sofrem mais com esta partida e a dica de GrandesAnimais é adquirir um novo amigo, em especial um filhote, já no final da vida do seu cão idoso. Um novo filhote diminui um pouco a dor e disfarça um pouco o contato das crianças com o cão idoso. Certamente é difícil tomar decisões como esta, como se fosse simplesmente uma troca de um pelo outro, mas esta opção é a melhor a se tomar, se a ideia é continuar tendo animais de estimação.

       Tenha o máximo de carinho, respeito e paciência com o seu cão, para que nesses últimos anos de vida, sejam o mais confortável e divertido possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário