Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Paint Horse

                                                     Paint Horse 



       Estreando os cavalos em grandes animais, a raça Paint horse, que já foi muito criticada e descriminada por muitos criadores por ser pintada. Hoje, essa mesma característica dá nome ao Paint Horse, o campeão em preço e o terceiro em criatório nos Estados Unidos. No Brasil é um campeão de importação e o numero de associados da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Paint Horse (ABC Paint) cresce a cada dia. A mesma projeção que acompanha o aumento da raça no país acompanha sua valorização comercial no mercado de eqüinos.

       Para contar a origem da raça, é necessário lembrar do Quarto de Milha, animal também originado nos Estados Unidos, resultado do cruzamento do Puro Sangue Inglês trazido com os ingleses na colonização com o Mustang Americano, que era o cavalo nativo e selvagem do país. Com a musculatura do Mustang e o sangue do PSI, o quarto de milha ganhou os Estados Unidos, indo para o mercado e gerando o mais diversos cruzamentos. Assim, seguindo a linhagem do PSI, o QM passou a descriminar o cavalo com manchas, classificado como “artigo 53”, com esses animais sendo proibidos de reproduzir e expurgados da raça. Segundo estimativas da American Paint Horse Association, cerca de 20% dos cruzamentos de QM resultam em um cavalo pintado, o que significa aproximadamente, um universo de 300 mil animais Paints só nos Estados Unidos.



       Quanto a sua aceitação, no inicio dos anos 60 os norte-americanos notaram que existia uma raça de cavalo extremamente versátil, dócil e com a vantagem da pelagem, em outras palavras um quarto-de-milha exótico, sendo fundada em 1962, a American Paint Horse Association, que reúne aproximadamente 48 mil criadores.


       As qualidades são a combinação única de versatilidade, onde se destaca em quase todas as provas, com docilidade, uma característica fundamental para esportes como cavalgadas e hobby familiar somado ao seu principal diferencial: a pelagem exótica. A cor do pelo e o padrão fazem o Paint Horse um cavalo único, valorizando qualquer haras. Cada animal tem uma combinação particular de branco com qualquer outra cor dos eqüinos. As manchas podem ser de qualquer forma ou tamanho e podem ser localizadas em qualquer lugar do corpo do animal, essas características, funcionais e de beleza, que estão fazendo o cavalo com manchas um investimento seguro e certo no mercado. Um importante ponto que comprova este crescimento é que os criadores brasileiros já compreendem, desde cedo, que mais importante que quantidade é qualidade, por isso, no Brasil estão as principais linhagens de Paint Horse e QM, em várias modalidades funcionais e de conformação, junto com campeões mundiais e cavalos altamente premiados no exterior.
Com o numero reduzido de animais no País, o Paint Horse vem mostrando algo raro no marcado de compra e venda de cavalos, a procura é muito maior que a oferta. Nos primeiros leiloes, para que possamos ter uma idéia, eram poucos potros e muitos animais importados. Hoje, houve uma inversão, quem for comprar um paint em haras ou em leilões vai se deparar somente com potros. Isto porque, os compradores só aguardam o desmame para adquirir o seu cavalo. Isto, sem duvida, mostra que a confiança no sucesso da raça é muito grande.

      Se você estiver para registrar um cavalo, haverá a necessidade de estabelecer o padrão de cores do cavalo. Embora haja muitas palavras americanas para descrever os padrões de contraste do Paint Horse, a ABC Paint usa três termos para descrever os diversos padrões: OVERO, TOBIANO, ou TOVERO. Estes padrões são diferenciados pela localização do branco no cavalo, e não pela cor do pêlo.

OVERO 
      Geralmente o branco não ultrapassa as costas do cavalo entre a cernelha e a cauda. Pelo menos, uma pata ou todas as patas são escuras e o branco é irregular e um tanto espalhado. As marcas da cabeça são distintas, em forma de frente aberta, arregaçada ou branco em forma de osso. Um cavalo overo pode ser predominantemente branco ou preto, e a cauda geralmente é de uma só cor.

TOBIANO
      A cor escura geralmente cobre um ou ambos os flancos, e a cor branca vai passar o lombo entre a cernelha e a cauda. Geralmente todas as quatros patas são brancas, pelo menos abaixo do curvilhão ou joelhos: as manchas são irregulares e distintas tais como formas ovais ou padrões redondos que se estendem para baixo do pescoço e peito, dando a aparência de um escudo. As marcas da cabeça são como aquelas de cavalos de cores sólidas, ou como uma mancha, uma faixa, estrela ou um retalho. Um tobiano pode ser predominantemente escuro ou branco. A cauda, geralmente contém duas cores.

TOVERO
      Estes cavalos combinam as características de ambos os overos e tobianos.
O desafio do juiz na conformação do Paint Horse é a aparência do padrão de cor inferior e a conformação física. O contorno, a extensão e posição das manchas claras e escuras que podem criar ilusões ópticas. Algumas destas ilusões ópticas são convincentes, de tal forma que a conformação de um Paint pode aparentar ser muito diferente do que atual é.
O efeito visual do padrão de cores sob a conformação pode ser positiva ou negativa. Por exemplo uma redução do branco atrás do pescoço de um animal alazão tostado pode criar a ilusão de que o pescoço é mais curto do que na realidade parece. Para classificar uma classe de Paint Horse baseado na conformação, um juiz deve ser capaz de se concentrar na musculatura e estrutura óssea do cavalo e ignorar o padrão de cor.
Para auxiliar o treinamento de juizes e outros interessados na conformação do Paint Horse.



      Nessa ocasião de classificação são vistas as ilusões ópticas em cada região do corpo do animal, nas pernas por exemplo, cavalos que tem as pernas brancas, normalmente aparentam ter as pernas tortas, quando são estruturalmente corretas, ainda outras regiões como pescoço, quanto a espessura e comprimento; estatura; definho e anca; barriga; anca, joelho e gaskin; olhos; cabeça e traquéia; ângulo do ombro.

      Finalizando o papo da semana, se você esta pensando em adquirir ou adquiriu um Paint Horse, com certeza você fez ou estará fazendo uma ótima escolha. Um animal com grandes qualidades físicas e mentais, dono de uma das pelagens mais bonitas que um cavalo pode ter, é extremamente dócil e hábil para esportes e hobby familiar e pensando no lado comercial, também é um ótimo investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário